Cadernos de História

Ao iniciar suas atividades em 2006, a Revista Eletrônica Cadernos de História surge no cenário editorial como fruto de uma inquietação relativa à carência de espaços para a publicação de artigos científicos dos alunos de graduação em história. Para tanto, um grupo de discentes do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o auxílio de docentes do mesmo departamento, propuseram uma alternativa para tal inquietação: criar um periódico eletrônico que pudesse contribuir para eliminar determinadas lacunas na divulgação científica de graduandos na área de História.

Em face de um ambiente amplo de pesquisas sistematizadas no campo da ciência histórica no Brasil e no mundo, de trabalhos que respondem às inquietações cotidianas da sociedade através de um “olhar guiado” para a ação do homem no tempo e no espaço, a divulgação dessas reflexões é um mecanismo natural e necessário para o compartilhamento de ideias e conhecimentos. Essa necessidade intensifica-se a partir do momento em que o estudo da História se torna cada vez mais especializado e complexo, sobretudo aquele vinculado a uma forma acadêmica de elaborar a escrita sobre os tempos pretéritos.

O Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto vem, nos últimos anos, desenvolvendo um estágio de excelência em pesquisa e produção, tanto em escala docente quanto discente, o que faz com que cada vez mais o nome da UFOP ganhe notoriedade fora de seus próprios muros. Hoje, com tantos projetos de Iniciação Científica e Dissertações de Mestrado sendo desenvolvidos em nosso departamento, a necessidade de diálogo com uma comunidade acadêmica externa proporciona um avanço significativo nas formas de trato com a pesquisa. A Revista Eletrônica Cadernos de História vem, há alguns anos, cumprindo o papel de multiplicador do conhecimento acadêmico, desempenhando-o com seriedade e competência.

Desde sua primeira edição, a Revista Eletrônica Cadernos de História tem se evidenciado como uma importante mídia de acesso aos trabalhos de graduandos, mestrandos, doutorandos e professores de História, o que permite ao nosso público ter em sua tela um recorte de como tem se colocado as pesquisas em História e em outros campos das Ciências Humanas. Ao longo dessa trajetória, o periódico conseguiu ampla visibilidade no cenário acadêmico nacional, haja vista o volume de contribuições de todo o país submetido a cada chamada de trabalhos. É importante ressaltar ainda que o êxito da Revista Eletrônica Cadernos de História não teria sido alcançado sem o trabalho e o apoio de todos aqueles que compõem e compuseram seus Conselhos Editoriais e Consultivos, bem como dos diversos colaboradores ad hoc que nesses últimos anos acreditaram na proposta desse periódico.

 

Conselho Editorial.

Notícias

 

Chamada de Artigos (Ano IX, n.1) - Biografia: reflexões e experiências de escrita

 
O Conselho Editorial da Revista Eletrônica Cadernos de História torna pública a chamada de artigos para o dossiê "Biografia: reflexões e experiências de escrita", com o rganizador convidado Alexandre Avelar, da Universidade Federal de Uberlândia. O dossiê fará parte da edição do Ano IX, n. 1 do periódico.  
Publicado: 2014-02-20 Mais...
 

Chamada de Artigos (Ano IX, n.2) - "História da Educação: a polifonia de um campo"

 
O Conselho Editorial da Revista Eletrônica Cadernos de História torna pública a chamada de artigos para o dossiê "História da Educação: a polifonia de um campo", com a organizadora convidada Diana Gonçalves Vidal, da Universidade de São Paulo. O dossiê fará parte da edição do Ano IX, n. 2 do periódico.  
Publicado: 2014-02-18 Mais...
 

Lançamento de novo número (Ano VII, n.2)

 
A Cadernos de História comunica o lançamento do mais novo número da revista - ano VII, n.2 - referente a dezembro de 2012. Dossiê “Para uma historiografia da ciência: processos, agentes e artefatos”, com a organização colaborativa da Profa. Dra. Moema Vergara (MAST).  
Publicado: 2013-07-30 Mais...
 
Outras notícias...



A Revista Eletrônica Cadernos de História oferece acesso gratuito e integral a todo conteúdo deste site. Esta revista possui Qualis B4.
Realização: Apoio: Indexação:
Parceiros:

 

 

Redes Sociais: