O Departamento

Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Departamento de História (DEHIS)

Inicial
Imprimir PDF

O Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto foi criado em 1980, quando do estabelecimento do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, terceira unidade acadêmica da UFOP. Desde sua implantação, caracteriza-se pela origem institucional diversificada de seus docentes e por sua íntima vinculação com a pesquisa.

Assim, já em seus primeiros momentos, buscou o DEHIS consolidar-se da melhor forma buscando um curso de graduação de excelência. O apoio e o incentivo ao Bacharelado em História, vale dizer, a aposta na formação de profissionais de História capacitados a produzi-la e não, meramente, a repeti-la, foram as motivações básicas que levaram à criação do "Laboratório de Pesquisa Histórica", desde a primeira fase de implantação do DEHIS. Este centro de pesquisas desenvolveu e desenvolve inúmeras atividades e, numa fase em que não era fácil a obtenção de bolsas de iniciação científica, buscou carrear recursos dentro da própria instituição visando ao indispensável treinamento dos estudantes do Departamento. Os resultados não se fizeram esperar e, logo, traduziram-se na produção de inúmeras "Monografias de Bacharelado", requisito suplementar para a colação de grau do Bacharel em História e que registra o resultado de uma atividade de pesquisa.

O Departamento incentiva a organização de grupos, laboratórios e núcleos de estudos. Atualmente, são dois grupos de pesquisas, três laboratórios e quatro núcleos, a saber:

* Grupo de Pesquisa de Historiografia Religiosa
* Grupo de Pesquisa Justiça, Administração e Luta Social
* Laboratório de Estudos sobre o Império Romano
* Laborátorio de Pesquisa Histórica
* Laboratório de Prática de Ensino
* Núcleo de Estudos Aplicados e Socio-políticos Comparados
* Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade
* Núcleo de Estudos da Religião
* Núcleo Impérios e Lugares

Todos esses fatores se mostraram decisivos para a aprovação, pela CAPES, em novembro de 2006, do Mestrado Acadêmico em História do DEHIS/UFOP.

 
khantry design
khantry design
khantry design

Open All | Close All

khantry design

Banner
Banner
Banner
Banner

Login