Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana

Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Departamento de História (DEHIS)

Inicial Arquivo Câmara de Mariana
Imprimir PDF

Sob a guarda do Instituto de Ciências Humanas e Sociais desde maio de 1994, quando foi assinado o convênio entre Câmara e a Universidade Federal de Ouro Preto, o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana é constantemente utilizado por estudantes e professores do curso de história.

Como parte das atividades previstas no referido convênio, publicou-se, em 1998, o volume primeiro do livro Termo de Mariana. O volume é dividido em três partes: na primeira incluem-se estudos historiográficos, principalmente sobre a cidade de Mariana; na segunda se apresentam dados sobre a estrutura administrativa da Câmara; na terceira agrupam-se e analisam-se documentos de interesse – também sobre Mariana e seu termo.

O segundo volume do Termo de Mariana, organizado pela Profa. Andréa Lisly Gonçalves e pelo Prof. Ronald Polito, publicado em 2004, contém seções reservadas a análises históricas, transcrições comentadas de documentos e transcrições simples de outros manuscritos de interesse.

Atualmente, o Arquivo é coordenado pelo Prof. Dr. Marco Antônio Silveira.

khantry design

Open All | Close All